origem, evolução da contabilidade
ORIGEM
Está ligada a necessidade de registros do comércio. Há indícios de que as primeiras cidades comerciais eram dos fenícios. A prática do comércio não era exclusiva destes, sendo exercida nas principais cidades da Antiguidade.
Foi o pensamento do "futuro" que levou o homem aos primeiros registros a fim de que pudesse conhecer as suas reais possibilidades de uso, de consumo, de produção etc.
EVOLUÇÃO
A contabilidade passou por diversas transformações desde tempos muito primitivos até chegar a ser reconhecida como ciência. Nesse processo, as escolas de pensamento contábil disseminaram teorias que deram origem a vários conceitos que ainda são usadas na organização dos bens das empresas. No Brasil a contabilidade foi se desenvolvendo à medida que o mercantilismo se proliferava país afora. Enquanto a globalização se expandia a contabilidade internacional nasceu da necessidade de uniformizar as normas contábeis numa maneira mais compreensiva para os usuários de diversos países.As mudanças no cenário contábil estão influenciando seus trabalhos. É possível identificar que muita coisa está sendo modificada. No ensino, o professor demonstra que há uma necessidade constante de pesquisas que auxiliem na diminuição de diversidades, por outro lado, o contador aposta na necessidade de atualização da profissão procurando formas de se aprimorar para atender a demanda das empresas.
OBJETIVOS DA CONTABILIDADE
Pode ser considerada como sistema de informação destinado a prover seus usuários de dados para ajudá-los a tomar decisão.
Usuários podem ser considerados como qualquer pessoa (física ou jurídica) que tenha interesse em conhecer dados de uma entidade.
Objetivo principal da contabilidade, portanto, conforme a Estrutura Conceitual Básica da Contabilidade, é o de permitir a cada grupo principal de usuários a avaliação da situação econômica e financeira da entidade, num sentido estático, bem como