PROCEDIMENTOS DE TRABALHO
Os tipos mais prováveis de choque elétrico são aqueles em que a corrente elétrica circula da palma de uma das mãos à palma da outra mão, ou da palma da mão até a planta do pé. Existem três categorias de choque elétrico:
a) Choque produzido por contato com circuito energizado - Contato direto da pessoa com a parte energizada da instalação. O choque dura enquanto permanecer o contato e a fonte de energia estiver ligada. Pode causar pequenas contrações ou até lesões irreparáveis.
b) Choque produzido por contato com corpo eletrizado - Produzido por eletricidade estática, sua duração é muito pequena, o suficiente para descarregar a carga da eletricidade contida no elemento energizado. Na maioria das vezes não provoca efeitos danosos ao corpo, devido a curtíssima duração.
c) Choque produzido por raio (Descarga Atmosférica) - Surge quando acontece uma descarga atmosférica e esta entra em contato direto ou indireto com uma pessoa. O efeito é imediato e pode causar queimaduras graves e até mesmo a morte imediata.
Em casos de colisão de veículos com postes (abalroamento)
Não saia do veículo. Se houver um cabo partido em contato com o veículo você poderá tomar um choque;
Em situação de incêndio do veículo, abra a porta e pule com os pés juntos, o mais distante possível, sem tocar a lataria do carro;
Se estiver do lado de fora do veículo que está em contato com os cabos, não encoste no veículo, pois ele poderá estar energizado;
Não tente socorrer vítimas que estiverem em contato com fios partidos. Acione imediatamente a Cemig e o Corpo de Bombeiros Militar.
Em casos de vítimas de choque elétrico, o que fazer ?
Se houver parada cardiorrespiratória, aplique as manobras de ressuscitação. As