Personalidade
1- Como você explica o fato de que, apesar de dois indivíduos nunca terem personalidades idênticas, a personalidade é algumas vezes usada na pesquisa do consumidor para identificar segmentos de mercado distintos e de tamanhos relativamente grandes?
Não existem dois indivíduos que sejam exatamente iguais. Entretanto, muitos indivíduos tendem a ser similares em termos de uma característica específica da personalidade. Está é conceito muito útil porque nos permite categorizar os consumidores em grupos diferentes em base em um traço específico ou em alguns traços.
3- Descreva a teoria dos traços da personalidade. Dê cinco exemplos de como os traços da personalidade podem ser usados na pesquisa do consumidor. A Orientação da teoria dos traços é principalmente quantitativa ou empírica; ela enfoca, na medição da personalidade em termos de características psicológicas específicas, chamadas traços. Dessa forma os teóricos dos traços se interessam pela construção de testes de personalidade(ou inventários) que apontam diferenças individuais em termos de traços específicos. Exemplos de traços de personalidade utilizada na pesquisa do consumidor: inovação do consumidor, a susceptibilidade do consumidor á influência interpessoal, o materialismo do consumidor e o etnocentrismo do consumidor.
4- Como uma empresa de câmeras pode usar os resultados da pesquisa de que o mercado-alvo consiste principalmente em consumidores de direção-interior ou de direção-ao-outro?Em consumidores que são altos (ou baixos )em inovação?
Os consumidores de direção interior ou ao outro podem ser atraídos para tipos diferentes de mensagens promocionais. Pessoas de direção interior parecem preferir anúncios que enfatizam funções de produtos e benefícios pessoais, enquanto pessoas de direção ao outro parecem preferir anúncios que mostram um ambiente social ou aceitação social. Portanto, indivíduos de direção ao outro podem ser mais facilmente influenciados devido à