Personalidade
Dois aspectos: Estável e dinâmico, sujeito a determinadas modificações, dependendo de mudanças existenciais ou alterações neurobiológicas.
Segundo Myra y Lopez, distinguem-se os seguintes aspectos: constituição corporal, temperamento e caráter.
TEMPERAMENTO: É o conjunto de particularidades psicofisiológicas e psicológicas inatas, que diferenciam um indivíduo do outro.
São determinados por fatores genéticos ou constitucionais precoces produzidos por fatores endócrinos ou metabólicos.
CARÁTER: É a soma de traços de personalidade, expressos no modo básico de o indivíduo reagir perante a vida, seu estilo pessoal, suas formas de interação pessoal, gostos,aptidõs, etc. O caráter reflete o temperamento moldado, modificado e inserido no meio familiar e sociocultural.EM CERTOS CASOS O CARATER SE DESENVOLVE NO SENTIDO OPOSTO AO DO TEMPERAMENTO.
TIPOLOGIAS HUMANAS: TIPOS HUMANOS HIPOCRÁTICOS: Os tipos humanos básicos e o surgimento da doença ou a manutenção da saúde dependem intimamente da convivência harmônica dos 4 humores essenciais: o sangue, a bilis, o fleuma e a atrabilis.SANGUÍNEO,FLEUMÁTICO, COLÉRICO E MELANCÓLICO.
TIPOLOGIA DE CARL GUSTAV JUNG: A totalidade da personalidade é constituída de várias instâncias: persona, sombra, animus e anima.
PERSONA: É a dimensão exterior e relacional da personalidade: a máscara.
SOMBRA: São os elementos inconscientes e inaceitáveis da personalidade, reprimidos pela consciência.
ÂNIMA: Conjunto de elementos feiminos inconscientes presentes em todos os homens.
ÂNIMUS: Conjunto de elementos masculinos existentes no psiquismo feminino de forma incosnciente.
SELF: É algo que o indivíduo se destina no seu