Personalidade e Comportamento: Aspectos Motivacionais Atividade de Autodesenvolvimento
Introdução
A população trabalhista queixa-se muito em relação às condições de trabalho e falta de valorização da sua classe trabalhista, com isso, vai se tornando dentro do ambiente de trabalho uma insatisfação dos empregados, fazendo com que este se torne menos produtivo.
Para se ter um trabalhador ativo e produtivo, ele tem que ser motivado, as pessoas são movidas por recompensas, sejam elas salariais, melhorias do ambiente de trabalho, reconhecimento do chefe e da empresa pelo seu trabalho, benefícios adicionais e várias outras. A valorização do indivíduo tem como consequência a produtividade e desempenho, o indivíduo passa a ser um instrumento de crescimento para empresa, isso leva cada pessoa a tentar realizar seu próprio potencial e se desenvolver continuamente como criatura humana ao longo da sua vida, assim não aceitando mais a mesmice do seu trabalho e buscando a cada dia algo desafiador para conquistar. Por que trabalho desafiador? Pois, quando escolhido de forma inteligente, o trabalho desafiador compensa.
Desenvolvimento
Motivação é a disposição de exercer um nível elevado e permanente de esforço em favor das metas da organização, sob a condição de que o esforço seja capaz de satisfazer e obter alguma necessidade individual. Um trabalhador motivado trabalha com dedicação e persistência. Entretanto, esforço e persistência não compensarão a menos que sejam canalizados numa direção benéfica à organização e ao indivíduo. A motivação é um processo de satisfação de necessidades.
Dentro de todo ser humano existe uma hierarquia de necessidades. As primeiras três são necessidades da carência, porque devem ser satisfeitas para que os indivíduos se sintam saudáveis e seguros. As duas últimas são as necessidades do crescimento, porque estão relacionadas ao desenvolvimento e à realização do potencial, estão relacionadas ao desenvolvimento e à realização do potencial de cada pessoa. À medida que cada uma dessas