Personagens de jorge amado
Gabriela Cravo e Canela Moça de grande vitalidade que reúne grandes características do biótipo nortista do interior, sendo retirante fugida da seca. Animada, bem disposta, era bonita e por onde passava chamava atenção dos homens, provocando inveja nas mulheres. Não era mulher de relacionamentos mais sérios como o casamento nos quais se sentia "presa".
Tieta do Agreste
Fogosa pastora de cabras e namoradora de homens, a adolescente Tieta é surrada pelo pai e expulsa de Santana do Agreste graças à delação de suas aventuras eróticas por parte da irmã mais velha, a pudica e reprimida Perpétua. Um quarto de século depois, rica quarentona, Tieta retorna em triunfo ao vilarejo, no interior da Bahia. Com dinheiro e influência política, ajuda a família e traz benefícios à comunidade, entre eles a luz elétrica.
Dona Flor e Seus dois Maridos
Florinda, uma moça prendada, cuja mãe megera quer que ela arranje um marido rico e de boa posição social. A moça, excelente quituteira, é dona de uma escola de arte culinária. Quer fazer o gosto da mãe, mas conhece Vadinho, numa festa, bonito e sedutor, que há galanteia o tempo todo.
Teresa Batista Cansada de Guerra Uma mulher cuja personalidade indomável e muitas vezes imprevisível choca contra as convenções e se rebela contra o destino que lhe tentam impor. Tereza Batista viveu, desde a infância pobre, privada da liberdade, com a crueldade de não ter controle sobre a sua própria vida. Fortalecida pela consciência do seu valor como mulher, usa o seu poder de sedução e a sua sensualidade como forma de marcar a sua presença na sociedade, de afirmar a sua força, de dar resposta ao mundo que a oprime.