Persepção visual
CURSO: Arquitetura e Urbanismo – 3º B Noturno
DISCIPLINA: Projeto Arquitetônico II
ORIENTADOR: Altmar
ALUNO: Bruno Botter Pessato C.A: 23697135
Introdução a Percepção Visual.
“Percepção visual, no sentido da psicologia e das ciências cognitivas é uma de várias formas de percepção associadas aos sentidos. É o produto final da visão consistindo na habilidade de detectar a luz e interpretar (ver) as consequências do estímulo luminoso, do ponto de vista estético e lógico” (fonte: Wikpédia).
A forma em que o globo ocular (cones, bastonetes e etc) transmite para o cérebro qualquer sinal de luz que possa ser receptivo a olho humano, se dá o nome de Percepção Visual.
Existem diferentes cores e temperaturas que ajudam nas estimulações. Cores quentes e frias, luzes claras e escuras, cada forma de estímulo faz o cérebro “reagir” de uma forma diferente, transmitindo esta sensação ao indivíduo.
O olho.
O olho é uma câmara óptica composta de várias lentes que têm a função de convergir raios luminosos, permitindo que seja levada a parede interna oposta ao orifício de recepção luminosa. O olho está fisicamente localizado na cavidade orbitária do crânio.
A composição ocular é bastante complexa e compreende esta essência. Fazem parte da estrutura como por exemplo:
Escleirótica, coroide, retina, Camada pigmentada da retina, Córneas, Humor Vítreo, Pálpebras, Cristalino, Iris, Fóvea e Nervo òptico.
Fenômeno da Refração.
Os raios luminosos que atingem a retina são refratados pela córnea, humor aquoso, pelo cristalino e pelo humor vítreo.
Podemos explicar essa refração por meio de uma propriedade da luz. No espaço sem qualquer interferência a luz caminha facilmente, porém, quando tem de atravessar qualquer outro meio de transporte como a água ou o vidro, sua velocidade se altera e reduz.
Essa redução é causada por um desvio de raio