Goalball
O goalball foi criado em 1946 , tinha como objetivo reabilitar os veteranos da Segunda Guerra Mundial que perderam a visão.
No Goalball os atletas são divididos em 3 classes visuais:
B1: Cegos totais.
B2: Persepção de vultos.
B3 Conseguem definir imagens
No goalball é obrigatorio o uso da venda, para que possam competir em condição de igualdade.
Quadra
As dimensões oficiais da quadra são 18m de comprimento x 9m de largura em formato retangular. Toda a marcação da quadra no solo é feita em alto relevo (barbantes sob fita adesiva) para permitir a orientação tátil dos jogadores. As metas, balizas ou gols ficam sobre as linhas de fundo da quadra e medem 9m de largura x 1,30m de altura.
Cada metade da quadra é dividida em três áreas de dimensões idênticas: área neutra, área de ataque (ou de lançamento) e área de defesa.
O primeiro contato da bola com o solo, após o lançamento dos jogadores, deve acontecer obrigatoriamente até a linha que separa a área de ataque da respectiva área neutra da meia-quadra de cada equipe, para que os defensores tenham tempo de ouvir e perceber a trajetória da bola lançada.
Jogadores
Cada equipe é composta de três jogadores em quadra e até três reservas. São permitidas três substituições, não se contabilizando como parte dessas três possíveis as substituições realizadas no intervalo.
Bola
A bola de goalball é bem semalhante a de basquete porem ela é bem mais pessada, e não possui enchimento fato que a mantém em maior contato com o solo. Ela é feita de uma borracha espessa, é oca e tem pequenos orifícios em sua superfície para potencializar o som produzido pelos guizos internos quando entra em contato com o solo ou quando é rolada.
Tempo
A duração da partida é de dois tempos de dez minutos com três minutos de intervalo entre eles. É permitido o pedido de até três tempos técnicos por equipe, com duração de quarenta e cinco segundos cada um. infrações As infrações invertem a posse de bola durante