GoalBall
BIANCA MARCO
R.A: 201303569-6
FELIPE THIMM
R.A: 201304686-8
FERNANDA DA ANNUNCIAÇÃO SOUZA
R.A: 201305682-0
GABRIELA PONTES MIRANDA
R.A: 201303166-6
NATHALIA MARIA DA SILVA
R.A: 201303204-2
RAFAEL APARECIDO ROCHA
201307257-5
GOALBALL
PROFESSORA: MARISA CECÍLIA LOFFREDO
GUARULHOS
2013
INTRODUÇÃO
O Goalball é uma modalidade criada exclusivamente para atletas cegos e portadores de visão subnormal. No Brasil ainda é uma modalidade pouco conhecida. Com a evolução desta modalidade e o aumento de numero de atletas o Brasil conseguiu pela primeira vez, a medalha de prata nas Paralimpíadas de Londres em 2012.
O Goalball é um esporte de equipe, disputado por dois times de três jogadores com, no máximo, três atletas reservas. Podem competir na mesma equipe atletas das classes B1(cego), B2 e B3 (portadores de visão subnormal), segundo as normas de classificação da Federação Internacional de Esportes para Cegos (IBSA). O goalball é disputado nas categorias masculina e feminina.
É disputado em uma quadra com as mesmas dimensões da quadra de vôlei, onde no fundo de cada uma localiza-se duas balisas, em todo o comprimento da quadra. Os três atletas de cada equipe ficam restritos a uma área de 3 metros à frente da baliza que defendem, de modo que não há qualquer contato com os oponentes. Os atletas arremessam a bola para o outro lado, tendo como objetivo fazer com que ela ultrapasse o fundo da quadra adversária, entrando assim nas balizas. Em sua trajetória, a bola necessita obrigatoriamente tocar linhas predeterminadas, de modo que ela chegue ao gol adversário junto ao chão.
A bola de é específica para esse esporte, pesa 1 quilo e 250 gramas, e possui em seu interior um guizo, permitindo que os atletas localizem com a audição.
O desenvolvimento do jogo é baseado no uso da percepção auditiva para a detecção da trajetória da bola e requer uma boa capacidade de orientação espacial do atleta. Todo jogador deve,