Tecnologias da Comunicação
A tecnologia da comunicação e informação mais divulgada foi o rádio. “As expectativas criadas em torno desse novo meio eram enormes: realizar aulas sonoras, ensinar história, transmitir cultura”. (Chagas, 2010, p30). Depois da Segunda Guerra Mundial, a televisão passa a ser uma aliada na divulgação da informação e no entretenimento da população. No Brasil, alguns canais de TVs e/ou programas foram criados com o intuito de que todos tenham acesso à informação, a cultura e a educação. Comungando com essa modalidade, a internet veio somar forças com a televisão num esforço comum de informar, entreter, interagir e por que não estudar? Temos um exemplo a dar: o nosso curso de Licenciatura em Química tem a modalidade a distância EaD, que pode ser definida como uma oportunidade, de quem está longe dos grandes centros, estudar, evoluir e contribuir para sua evolução e de outros.
Na Internet, encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação, de pesquisa, de apoio ao ensino e de comunicação. A divulgação pode ser institucional - a escola mostra o que faz - ou particular - grupos, professores ou alunos criam suas home pages pessoais, com o que produzem de mais significativo. A pesquisa pode ser feita individualmente ou em grupo, ao vivo - durante a aula - ou fora da aula, pode ser uma atividade obrigatória ou livre. Nas atividades de apoio ao ensino, podemos conseguir textos, imagens, sons do tema específico do programa, utilizando-os como um elemento a mais, junto com livros, revistas e vídeos. A comunicação ocorre entre professores e alunos, entre professores e professores, entre alunos e outros colegas da mesma ou de outras cidades e países. A comunicação se dá com pessoas conhecidas e desconhecidas, próximas e distantes, interagindo esporádica ou sistematicamente. (MORAN, 1997).
Todo e qualquer conhecimento, pode ser usado de várias maneiras, uns favorecendo ao desenvolvimento humano ou para a destruição dele.