Tecnologia da comunicação
COTIP-COLÉGIO TÉCNICO INDUSTRIAL DE PIRACICABA
GUIA DE ACOMPANHAMENTO
TECNOLOGIA
DA
COMUNICAÇÃO
“ COMUNICAÇÃO SERIAL”
1. Conceitos de Comunicação Serial
A comunicação serial tem a característica de comunicação através de uma via única para cada sentido (no máximo), e isto implica em que os dados trafeguem bit-a-bit. A arquitetura computacional em seu nível lógico trabalha com unidades mínimas “bytes” que nada são que grupos de 8 bits. O fato desta maneira de manipulação faz com que em sua maneira lógica o computador trabalhe com dados em paralelo (8 bits em paralelo) e por isso a comunicação não pode fluir sem um intermédio que faça esta conversão. A conversão é feita através do que chamamos de UART (Universal Asyncronous Receiver Transmiter), o UART é responsável por transformar os dados de serial para paralelo ou vice-versa. Para entendermos melhor vamos analisar o esquema abaixo:
Camada de Software
Programa
Camada de Hardware
UART
Camada Física
Cabos e Conectores
Camada de Hardware
UART
Camada de Software
Programa
Dispositivo B
Dispositivo A
1.1 Camada de Software
Trata-se da camada onde encontramos o programa que efetua a comunicação e define as características da mesma diretamente na UART. Além disso todo o protocolo e regras definidas para a comunicação são determinadas nesta camada. 1.2 Camada de Hardware
O UART é predominante nesta camada que tem como finalidade fazer a conversão entre paralelo/serial e serial paralelo para que programa e meio físico possam continuamente executar a comunicação.
Esta camada é configurável e esta configuração é executada diretamente pela camada de software com endereçamentos específicos que veremos mais adiante. 1.3 Camada Física
A camada física existe para comportar os elementos responsáveis pelo tráfego das informações de forma serial, como exemplo pode-se citar cabos e conectores.
1 Tipos de