Persas e Fenicios
Este trabalho tem por objetivo mostrar e explanar sobre duas importantes civilizações da Antiguidade Oriental: Os Fenícios e os Persas, cujo são fundamentais para que se possa ter uma compreensão melhor a respeito desses povos que tiveram seu poder e importância na Antiguidade. Abordando sobre o ponto de vista geral, mas sob a ótica de aspectos culturais, políticos, econômicos e religiosos.
2. FENÍCIA
A Fenícia localiza-se onde atualmente se compreende ao atual Líbano, ocupando uma estreita faixa de terra com 200 quilômetros de extensão e por 40 quilômetros de largura e uma superfície de 8.000 quilômetros quadrados. Limitando-se ao norte com a Ásia menor (atual Turquia), ao sul com a Palestina, a leste coma cordilheira do Líbano e a oeste com o Mar Mediterrâneo. Comprimidas entre a montanha e o mar, as terras eram escassas e o solo árido dificultava o desenvolvimento da agricultura, exceto em alguns terraços existentes nas encostas das montanhas que caiam em direção a planície costeira. Por outro lado, as florestas de Cedro e os portos no litoral propiciaram a construção de navios e por conseqüência, o desenvolvimento da navegação.
Os fenícios eram de origem semítica, são originários das costas setentrionais do Mar Vermelho, que ao longo dos séculos acabaram se misturando com outros povos nos quais tiveram contato, povoando grande parte da costa do Mar Mediterrâneo. Quanto às principais características de sua civilização, a Fenícia se encontrava mais próxima de Creta que do Egito e da Mesopotâmia. Diferentemente dos egípcios e dos mesopotâmicos, os fenícios não eram grandes agricultores ou guerreiros e, à semelhança dos cretenses eram considerados os maiores navegadores da Antiguidade e exímios comerciantes.
2.1 ASPECTOS POLITICOS
Durante sua história, a Fenícia não teve uma unidade política, ou seja, não conseguiu organizar um Estado unificado com um governo centralizado. Os fenícios agrupavam-se em