epfisiolise
Femur
Patela
Tibia
Fibula
Pés
Epifisiólise
A epifisiólise é uma doença óssea rara que consiste na separação da epífise proximal do fêmur.
A doença ataca a cabeça do fêmur provocando sua necrose ou infarto da cabeça femoral. É uma infecção patológica do quadril imaturo causada por necrose da epífise óssea da cabeça femoral.
Causas:
A causa da necrose total ou parcial da epífise óssea da cabeça femoral imatura permanece desconhecida, as causas possíveis propostas incluem:
Desequilíbrio endócrino;
Trauma;
Inflamação;
Nutrição inadequada;
Fatores genéticos.
Apesar de ter causa desconhecida, a teoria mais popular é a deficiência da irrigação arterial da epífise, com múltiplos episódios de infarto.
Outras causas possíveis da Epifisiólise são:
Estresse (Stress);
Alta ingestão de aminonitritos
Após radioterapia
Osteodistrofia renal
Hipotiroidismo
Hipopituitarismo
Mielomeningocele
Incidência
É mais comum no sexo masculino e manifesta-se durante a adolescência. Apresenta-se entre os 6 e os 18 anos. A epifisiólise é rara em crianças menores de 9 anos; mais frequente em meninos e maior na puberdade.
Classificação clínica
Epifisiólise aguda - A criança apresenta-se com quadro radiológico positivo. A instalação é súbita, geralmente associada a episódio de queda ou trauma e há dor importante no quadril, cuja sintomatologia tem menos de três semanas de duração.
Epifisiólise crônica - A criança apresenta-se com quadro radiológico positivo, inclusive já exibindo certo grau de remodelação do colo femoral. Os sintomas têm mais de três semanas de duração, são moderados e usualmente associados a claudicação. inclusive mostrando mudanças no colo femoral que sugerem cronicidade. Os sintomas de dor moderada e claudicação têm duração maior que três semanas, contudo há um episódio agudo (trauma)