Peroxissomos:
Peroxissomos:
1- Os peroxissomos são organelas celulares envolvidas por uma única membrana e não possuem DNA ou ribossomos, o que os difere das mitocôndrias e cloroplastos. Parecem obter suas proteínas por importação seletiva do citosol, por não serem dotados de genoma, e se assemelham ao RE por serem organelas auto replicativas.
2- Os peroxissomos são encontrados em todas as células eucarióticas. Eles contém enzimas oxidativas, como catalase e urato oxidase, em concentrações tão elevadas que, em algumas células, salientam-se em micrografias eletrônicas por causa da presença de um núcleo cristaloide. Essas enzimasutilizam oxigênio molecular para remover átomos de hidrogênio de substratos orgânicos, produzindo peróxidos de hidrogênio, por isso essas organelas são assim denominadas.
3- Esse tipo de reação oxidativa é particularmente importante nas células de fígado e do rim, nas quais os peroxissomosdestoxificamvárias moléculas tóxicas que entram na corrente sanguínea. Cerca de 25% do etanol que bebemos é oxidado a acetaldeído dessa forma. Além disso, quando excesso de H2O2 acumula na célula, a catalase o converte para H2O por meio de uma reação. Uma função principal das reações oxidativas realizadas nos peroxissomos é a quebra de moléculas de ácido graxo, processo denominado β oxidação. Por meio disso, os ácidos graxos são convertidos àacetilCoA, que é exportada dos peroxissomos ao citosol para a reutilização em reações biossintéticas. Um função essencial dos peroxissomos animais é catalisar as primeiras reações na formação de plasmalogenos, que são a classe mais abundante de fosfolipídeos de mielina. A deficiência de plasmalogenos causa anomalias profundas na mielinização das células nervosas, sendo esta uma das razões por que muitas desordens peroxissomais levam à doença neurológica.
4- A membrana do peroxissomo contém proteínas receptoras de importação. As proteínas peroxissomais, incluindo novas cópias dos receptores de