Permeabilidade Celular
PERMEABILIDADE CELULAR
BRASÍLIA
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. MATERIAL E MÉTODOS 4
Material: 4
Métodos: 4
3. RESULTADOS 5
4. DISCUSSÃO 6
5. CONCLUSÃO 7
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
1. INTRODUÇÃO
A membrana plasmática separa o meio intracelular do meio extracelular, sendo a principal responsável pelo controle da entrada e saída de substâncias da célula. Por meio dela é realizado o transporte de substâncias entre os meios intracelular e extracelular, principalmente por meio do transporte ativo, do transporte passivo e da endocitose.
O transporte ativo ocorre quando há necessidade de diferença de concentração de soluto na célula, através das permeases. O principal exemplo de transporte ativo é a bomba de Na⁺ e K⁺, onde a concentração de sódio é maior no meio extracelular, enquanto a de potássio é maior no meio intracelular. No transporte ativo há gasto de ATP.
No transporte passivo não há gasto de ATP. Este transporte é divido em três tipos:
a) Osmose;
b) Difusão simples;
c) Difusão facilitada.
Na difusão simples a passagem de soluto ocorre através da bicamada lipídica da membrana plasmática. O soluto penetra na célula por meio de um canal proteico. Poucas moléculas saem ou entram nas células por difusão simples, entre elas, estão o oxigênio e o gás carbônico. Na difusão facilitada a passagem do soluto ocorre através de uma membrana permeável com o auxílio de proteínas transportadoras, as permeases. A difusão facilitada ocorre em velocidade maior que a difusão simples. Um exemplo de molécula que entra e sai da célula por difusão facilitada é a glicose. A osmose é a passagem de solvente pela membrana plasmática da célula, do meio hipotônico para o meio hipertônico, até que atinjam a isotonia.
A endocitose é o processo em que ocorre a absorção de substâncias grandes, que não conseguem atravessar a membrana plasmática. Ela pode ocorrer de dois modos diferentes:
a) Fagocitose
b)