Perl Básico
As linguagens compiladas: O código fonte de uma linguagem compilada, é compilado uma única vez, ou seja quando o programador termina de escrever o código, ele compila e este código é transformado em binário, assim agilizando a execução no futuro deste programa.
Analise léxica: o compilador lê o código caractere a caractere, e transformar em uma sequência de símbolos exclusivos da linguagem.
Análise Sintaxe: A função é verificar se as camadas de símbolos léxicos podem ser geradas por uma gramatica, de acordo com as regras da linguagem.
Análise semântica: verifica o valor das variáveis, e se as operações lógicas estão sendo usadas corretamente, após isso a linguagem é agrupada e traduzida em linguagem de máquina.
Vantagens linguagem compilada: Execução mais rápida, Permite estruturas de programação mais completas, permite otimização de código fonte.
Desvantagens da linguagem compilada: Várias etapas de tradução, programação final é maior necessitando mais memória, processo de correção de erros e depuração é mais demorado.
Exemplos de linguagens: C, COBOL, Delphi
Já as linguagens interpretadas, possuem um intermediário, o interpretador, ele recebe o código fonte e compila entrega ao computador, toda vez que o programa for executado, este processo de compilação é refeito, tornando a linguagem mais flexível para mudança de código, porém mais “lenta” pois a compilação é refeita em toda execução.
Vantagens linguagem Interpretada: Depuração do programa é mais simples, consome menos memória, resultado imediato do programa ou rotina desenvolvida.
Desvantagens da linguagem interpretada: Execução do programa mais lenta, estrutura de dados demasiado simples, necessário fornecer ao programa fonte ao utilizador
Exemplos de linguagens: Java, ASP, APL
2 - Descrever as etapas da programação em perl.
1: ler o problema
2: pensar na solução
3: