Peristaltismo
Existem, essencialmente, dois tipos funcionais de movimentos do tubo digestivo: movimentos de mistura ousegmentares e movimentos propulsivos ou peristálticos.
Os movimentos de mistura permitem o movimento para cima e para baixo do conteúdo digestivo,consistindo em constrições locais da musculatura circular de pequenos segmentos do tubo digestivo, quese formam devido à distensão da parede.
Os movimentos peristálticos permitem a propulsão dos conteúdos digestivos, devido à formação de anéiscontrácteis em torno do tubo digestivo que se movem em direção ao ânus. O material move-se ao ritmo eno sentido da movimentação dos anéis.
O estímulo para a formação do anel contráctil é, também, a distensão da parede gastrointestinal devido àpresença de alimento, aparecendo dois ou três centímetros acima do ponto de distensão. Numa primeirafase, ocorre a contração do músculo longitudinal no local do anel e relaxamento do músculo circular,enquanto que, numa segunda fase, há contração do músculo circular e relaxamento do músculolongitudinal. O processo repete-se numa zona adjacente e assim sucessivamente, formando-se uma ondaperistáltica que percorre o tubo digestivo.
Os movimentos peristálticos ocorrem ao longo de todo o sistema digestivo.
Inicialmente, na fase esofágica de deglutição o material alimentar desloca-se através do esófago por umaonda peristáltica primária, demorando cerca de nove segundos a chegar ao estômago, alcançando oesfíncter esofágico inferior, que se encontra relaxado durante o período de deglutição. Devido a esteprocesso o bolo alimentar pode então entrar no estômago, havendo depois o encerramento do esfíncteresofágico inferior, de forma a evitar o refluxo do conteúdo gástrico para o esófago. Quando, depois daonda peristáltica primária, se verifica ainda a presença de restos alimentares no esófago, estes sãoremovidos por uma onda peristáltica secundária.
No estômago há o armazenamento do alimento até que este possa passar para o