Relatório de fisiologia- tgi
“O sistema gastrointestinal tem seu próprio conjunto intrínseco de nervos, conhecidos como o plexo intramural, ou o sistema nervoso entérico intestinal, localizado nas paredes do tubo digestivo. No entanto, a estimulação tanto do simpático quanto do parassimpático pode afetar a atividade gastrointestinal, principalmente aumentando ou diminuindo as ações especificas do plexo intramural. Em geral, a estimulação parassimpática aumenta o nível geral da atividade do trato gastrintestinal, promovendo o peristaltismo e relaxando os esfíncteres, permitindo assim a propulsão rápida do conteúdo ao longo do trato. Esse efeito propulsivo está associado a aumentos simultâneos da secreção por muitas das glândulas gastrintestinais. A função normal do trato gastrintestinal não é muito dependente da estimulação simpática. Entretanto, uma estimulação simpática forte inibe o peristaltismo e aumenta o tônus dos esfíncteres. (GUYTON, 2002)”
A prática teve como objetivo, observar a motilidade do trato gastrointestinal em Rattus norvegicus.
2 METODOLOGIA
Primeiramente, se verificou a movimentação do trato gastrointestinal em Rattus norvegicus. Após a aplicação da anestesia tiopentol sódico de 25 mg/ml, as alças intestinais movimentaram-se lentamente.
Em seguida, observou-se a manifestação do sistema nervoso parassimpático, através da presença de saliva e o aumento do peristaltismo, ao ser aplicado 0,4 ml de pilocarpina via intravenosa.
Por último, a fim de ativar o sistema nervoso simpático, aplicou-se 10mg/ml de adrenalina no Rattus Norvegicus e analisou-se o resultado.
3 RESULTADOS
Tabela 1:Resultados apresentados referentes à estimulação dos sistemas simpático e parassimpático sobre o TGI do Rattus novergicus.
FÁRMACOS | SIMPÁTICO | PARASSIMPÁTICO | PILOCARPINAADRENALINA | X Secreção Salivar X Motilidade X Peristaltismo