departamentalização
É uma forma de aumentar a eficiência e aprimorar as relações entre cada segmento de uma empresa. Surge à medida em que as empresas tornam-se maiores e envolvem atividades mais diversificadas. É muito utilizada com o objetivo de obter a homogeneidade e o equilíbrio entre as tarefas de cada órgão da empresa. A fim de aumentar a eficiência e gerar uma maior qualidade no trabalho executado. Existem vários tipos de departamentalização e não há uma ideal, pois todas apresentam vantagens e desvantagens. Para escolher a melhor, cabe a empresa conhecer, analisar e obviamente escolher a que mais se encaixa no seu padrão. Alguns tipos: - Por funções: Vantagens: especialização de tarefas, visando um uso de recursos especializados mais concentrados, levando a uma satisfação dos funcionários maior. Desvantagens: grande concentração de recursos e especialização do trabalho pode afetar a visão de conjunto na organização, podendo gerar uma comunicação deficiente e uma insegurança quando ocorre um crescimento notável na organização;
- Por clientes: Vantagens: Como é separado em grupos semelhantes e mantem o foco ideal para tipo de cliente, a vantagem é que há reconhecimento e atendimento aos grupos.
Desvantagens: Na coordenação geral, pois os diferentes gestores exigirão diferentes recompensas, de acordo com os respetivos grupos
- Por produtos e serviços: Vantagens: facilidade maior para a criação de novos produtos, além de facilitar a coordenação dos resultados individuais dos produtos e serviços da empresa.
Desvantagens: dificulta a coordenação geral dos resultados, além de gerar uma disparidade de poder entre funcionários de mesma hierarquia.