PERIODO SENSORIO MOTOR
TEORIA:
Para se compreender a teoria Piagetina, se faz necessário alguns conceitos fundamentais. Desde o período sensório-motor ocorre as ações físicas ou mentais sobre os objetos provocando desequilíbrio, resultando na assimilação, acomodação dessas ações .Então vão sendo construídos o conhecimento ou esquema.
O autor considera que durante o processo evolutivo da criança, são caracterizados por quatro períodos no processo evolutivo do pensamento infantil, que são: 1º período: sensório-motor (0 a 2 anos); 2º período: Pré-operatório (2 a 7 anos); 3º período: Operações concretas (7 a 11 ou 12 anos) e 4º período: Operações formais ou abstratas (11 ou 12 anos em diante).
Cada uma dessas fases é caracterizada por formas diferentes de organização mental que possibilitam as diferentes maneiras do indivíduo relacionar-se com a realidade que o rodeia (Coll e Gillièron, 1987). De uma forma geral, todos os indivíduos vivenciam essas 4 fases na mesma sequência, porém o início e o término de cada uma delas podem sofrer variações em função das características da estrutura biológica de cada indivíduo e da riqueza (ou não) dos estímulos proporcionados pelo meio ambiente em que ele estiver inserido. Por isso mesmo é que "a divisão nessas faixas etárias é uma referência, e não uma norma rígida", conforme lembra Furtado (op.cit.).
Período Sensório-motor (0 a 2 anos):
Segundo La Taille (2003), Piaget usa a expressão "a passagem do caos ao cosmo" para traduzir o que o estudo sobre a construção do real descreve e