Direito
O filme conta a história de um advogado criminalista de renome mas já aposentado que se torna um professor muito conceituado. Tudo começa quando o professor descobre que na turma de pôs graduação que irá dar aula um de seus alunos é Ruiz um filho de um amigo da época de faculdade.
Ruiz tenta aproximar-se do professor que se comporta de maneira arredia, Ruiz leve entrega um pressente que seu pai mandará ao professor mas o professor não da muita importância no momento e nem se quer abre o embrulho. Ruiz oferece uma carona ao professor que não aceita no início mas logo em seguida é convencido por Ruiz a aceitar a carona.
O professor acaba de escrever um livro e acontecerá o lançamento do livro em uma biblioteca, lá se surpreende no momento dos autógrafos com a presença de Ruiz, que parece querer muito se aproximar de Roberto(professor), em uma conversa Ruiz faz usa uma frase para exemplificar parte da conversa e acaba por chamar a atenção de Roberto.
No decorrer de uma de suas aulas sirenes de viaturas policiais começam a chamar atenção de sua turma que se dirige inteira para a janela da sla que da vista para o estacionamento, onde um corpo feminino acaba de ser encontrado. Curiosamente o ultimo a se dirigir para a janela é Ruiz e ele observa reação do professor a todo momento sem se quer olha para cena do crime. Dado isso a aula se encerra e o professor se dirige a cena do crime e logo reconhece o comissário e pede para entrar no cerco que o autoriza. O comissário indagado pelo professor o que havia ocorrido responde a ele que espancaram, estupraram, cortaram e a mataram. Próximo ao corpo encontraram uma nota que continha a seguinte frase: "morte a mulheres como ela".
O professo se interessa muito pelo ocorrido e vai até a delegacia e caba se encontrando com irmã da moça do qual havia sido assassinada. Vai também ao necrotério conversar com o médico legista e descobre que a moça usava uma corrente