Periodo neoclassico
FACULDADE BARÃO DO RIO BRANCO - FAB
ARQUITETURA E URBANISMO
Mayara Magri do Nascimento Silva
Período neoclássico
RIO BRANCO-AC
2013
Mayara Magri do Nascimento Silva
Período neoclássico
Trabalho apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo, da Faculdade Barão de Rio Branco – FAB, da União Educacional do Norte no Acre – UNINORTE-AC, como requisito para complementação da carga horária da disciplina Estética e história da arte II. Ministrada pela professora Verônica Castro.
RIO BRANCO-AC
2013.
Sumário
Introdução
O Neoclassicismo foi um movimento cultural nascido na Europa em meados do século XVIII, que teve larga influência na arte e cultura de todo o ocidente até meados do século XIX. Teve como base os ideais do Iluminismo e um renovado interesse pela cultura da Antiguidade clássica, advogando os princípios da moderação, equilíbrio e idealismo como uma reação contra os excessos decorativistas e dramáticos do Barroco e Rococó.
1. Contexto e caracterização geral
O movimento em questão vai contra os estilos da época (barroco e rococó). Porém, diferentemente do classicismo, o neoclassicismo propõe a discussão dos valores clássicos. O classicismo renascentista apenas replicava os princípios antigos sem críticas aprofundadas.
Para os neoclassicistas, os princípios da era clássica deveriam ser adaptados à realidade moderna. O neoclássico emprega as normas clássicas com a tecnologia de construção desenvolvida no pós-renascimento.
Utilizava-se de elementos clássicos na composição de novos edifícios sendo que no seu interior não havia mudança na planta.
Os primeiros sinais do Neoclassicismo se fazem notar em vários pontos da Europa nas primeiras décadas do século XVIII. O Neoclassicismo foi um movimento cultural