Eixos e Pinos
Um eixo, tecnicamente é a interface entre a roda e o chassi de um veículo ou maquina. Destina-se a guiar o movimento de rotação a uma parte ou um conjunto de peças, como uma roda ou engrenagens. O eixo localiza-se geralmente entre as rodas, ligado ao centro da roda. Em veículos antigos, tais como a carroça, os eixos giravam acompanhando o movimento das rodas, posteriormente, os eixos foram fixados, e seu movimento transportado pelos rolamentos. Em linhas gerais, também são referidos como uma linha imaginárias na direção transversal do chassi, ligando as rodas. Eixos são elementos mecânicos utilizados para articular um ou mais elementos de máquinas. Quando móveis, os eixos transmitem potência por meio do movimento de rotação.
Constituição dos eixos
A maioria dos eixos são construídos em aço com baixo e médio teores de carbono. Os eixos com médio teor de carbono exigem um tratamento térmico superficial, pois estarão em contato permanente com buchas, rolamentos e materiais de vedação.
Existem eixos fabricados com aços-liga, altamente resistentes.
Classificação dos eixos
Quanto à seção transversal, os eixos são circulares podem ser maciços, vazados, cônicos, roscados, ranhurados ou flexíveis.
Eixos maciços
Apresentam a seção transversal circular e maciça, com degraus ou apoios para ajuste das peças montadas sobre eles. Suas extremidades são chanfradas para evitar o rebarbamento e suas arestas internas são arredondadas para evitar a concentração de esforços localizados.
Eixos vazados
São mais resistentes aos esforços de torção e flexão que os maciços. Empregam-se esses eixos quando há necessidade de sistemas mais leves e resistentes, como os motores de aviões.
Eixos cônicos
Devem ser ajustados num componente que possua furo de encaixe cônico. A parte ajustável tem formato cônico e é firmemente fixada por meio de uma porca. Uma chaveta é utilizada para evitar a rotação relativa.
Eixos roscados
Possuem algumas partes