Desmontagem
Tirar e colocar no veículo
Comece removendo a tampa (cover) do trambulador, o rolamento e o conjunto de diferencial. Antes de remover o trambulador, certifique-se de que o câmbio está em ponto morto, girando livremente para os dois lados.
2) Folgue a tampa do trambulador com uma chave 11 mm, sempre no sentido horário e com sequência cruzada. Remova a junta e substitua por uma nova depois. Na montagem da tampa, o torque é de Ma = 12Nm (Mpmin. = 9Nm / Mpmáx. = 15Nm).
Faça a retirada da tampa da quinta marcha, que fica fora da caixa de transmissão. A sequência de desaperto feita das extremidades para o centro de maneira cruzada. Use uma chave torx 45 com cabo de força para desapertar. Comece soltando e desaperte alternadamente. Use a catraca somente para tirar o parafuso. de entrada que leva a força do motor e o eixo de saída que manda o movimento para as rodas, para o carro se locomover.
Obs.: O técnico da GM desenvolveu um dispositivo para desmontagem: uma carcaça velha que foi adaptada para inserir o conjunto dentro dela e facilitar a desmontagem e a montagem. Foram feitos alguns recortes na carcaça para encaixar o câmbio e apoiar os eixos e sem remover os sincronizadores e sem entortar o eixo.
7) O passo seguinte é retirar o conjunto da quinta velocidade, ou seja, as duas engrenagens, a motora e a movida. Use um alicate divergente para remover as travas do conjunto. Sempre apóie para que a trava não escape. Agora, remova a trava da engrenagem motora.
Faça a remoção do garfo ou forquilha da quinta velocidade. Atenção para retirar os parafusos que são colocados com trava química e podem dificultar a retirada. Engrene a quinta velocidade e coloque a chave. Se não conseguir, use o aquecedor para derreter a cola. Retire a forquilha do alojamento.
Obs.: Na montagem, esse conjunto oferece somente uma posição de encaixe.
Retire em sequência o conjunto da quinta velocidade, primeiramente a engrenagem movida e depois a motora. Use um sacador com um