Periodo colonial ao republicano.
PEDAGOGIA-LICENCIATURA
EDUCAÇÃO CONTÊMPORANEA
Laguna
2014
EDUCAÇÃO CONTÊMPORANEA
Trabalho apresentado ao curso de Pedagogia-licenciatura da UNOPAR-Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Fundamentos do processo educativo no contexto histórico-filosófico. Comunicação e Linguagem. Metodologia Cientifica. Seminário Interdisciplinar I.
Professor (a): Juliana F. Sanches Simm. Bernadete de Lourdes Strang. Okçana Battini. Mari Clair Moro.
Laguna
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.............................................................................................3
INTRODUÇÃO
A preocupação com o ambiente apropriado para o desenvolvimento das atividades humanas deve se estender aos prédios escolares, visto que estes locais abrigam inúmeras pessoas com a finalidade de adquirir conhecimento e cultura. Assim, é necessário que a arquitetura destes prédios esteja plenamente adequada para receber os estudantes e possibilitar o máximo de condições de aprendizagem.
O decreto lei n° 5296 de 2004 determina que, em cinco anos, todos os locais públicos estejam adaptados para todas as pessoas, sem distinção cumprindo com as condições físicas e de conforto ambiental.
Existem alguns critérios da Norma Brasileira 9050/2004 que podem ser adotados nos banheiros escolares infantis, tais como: largura de portas, tipos de maçanetas, puxadores e torneiras, tipos de espelhos, local e tipo de pia. Toda água distribuída deve ser filtrada. Art.128 e 129, as escolas terão obrigatoriamente, área coberta para recreio, com um mínimo de um terço da soma das áreas das salas de aulas e as áreas para recreação terão passagem direta para logradouro público com largura igual ou superior ao maior corredor do prédio.