Mussanement
4562 palavras
19 páginas
Introdução O presente trabalho tem como tema O modelo de Governação em Moçambique no Período Colonial que visa abordar a politica implantado por Portugal na sua colónia que é Moçambique, perante o período colonial.
O trabalho tem como objectivo geral conhecer os modelos de governação implementadas pelo Portugal em Moçambique no período colonial; e tem como objectivo especifico descrever os modelos de governações implementadas pelo Portugal em Moçambique tendo em conta a política nela vigente.
O trabalho encontra se estruturado em seguinte maneira:
Republica como Modelo de Governação (1910-1926)
O Regulamento do Trabalho Indígena
A Consolidação Jurídica da Diferença
Estado novo
O Acto Colonial e a legislação do Estado Novo
0 Proteccionismo
Educação e religião
A metodologia usada para a realização do trabalho em estudo, foi graças consultas de obras de referencias bibliográficas em que os respectivos autores encontram – se citados no desenvolver do trabalho em curso e em particular organizados no fim do trabalho duma forma ordeira para melhor localização.
Aceita – se criticas vindo do leitor, visto que o trabalho é inacabado e para que possa melhorar cada vez mais precisa de intervenções científicas duma forma clara e objectiva.
1.O modelo de Governação em Moçambique no Período Colonial
1.1. Republica como Modelo de Governação (1910-1926)
Segundo RAMPINELLI (2011:12),”A revolução portuguesa, que pôs fim à Monarquia, começou na noite de 3 de Outubro de 1910, sendo a República proclamada no dia 5 pela manhã. Inicialmente parecera que a tentativa havia fracassado, chegando um oficial general republicano a cometer suicídio, enquanto outros se refugiavam em lugares seguros”.
Lisboa, porém, não estava apenas controlada por grupos civis que impediam que as tropas leais ao rei saíssem às ruas para reprimir o movimento, como também se encontrava organizada para o processo de mudança de governo. Bastou que alguns navios fizessem manobras, desembarcando