cirurgia
Dipirona monoidratada (gotas) forma farmacêutica e apresentações
Solução oral (gotas): frascos com 10 e 20 mL. uso adulto e pediátrico acima de 3 meses - uso oral
Dipirona monoidratada (comprimido)
Comprimidos, embalagens com 30, 100 e 240 comprimidos. uso adulto acima de 15 anos - uso oral
COMPOSIÇÃO
Cada comprimido contém:
Dipirona monoidratada 500 mg
Indicações:
Analgésico e antipirético.
Contra-indicações:
A Dipirona monoidratada não deve ser administrada a pacientes com:
Hipersensibilidade a Dipirona monoidratada ou a qualquer um dos componentes da formulação ou a outras pirazolonas (ex.: fenazona, propifenazona) ou a pirazolidinas (ex.: fenilbutazona, oxifembutazona) incluindo, por exemplo, caso anterior de agranulocitose em reação a um destes medicamentos.
Em certas doenças metabólicas tais como: porfiria hepática aguda intermitente (risco de indução de crises de porfiria) e deficiência congênita da glicose-6-fosfato-desidrogenase (risco de hemólise).
Função da medula óssea insuficiente (ex.: após tratamento citostático) ou doenças do sistema hematopoiético.
Asma analgésica ou intolerância analgésica do tipo urticária-angioedema, ou seja, em pacientes com desenvolvimento anterior de broncoespasmo ou outras reações anafilactoides (ex.: urticária, rinite, angioedema) provocadas por salicilatos, paracetamol ou outros analgésicos não-narcóticos (ex.: diclofenaco, ibuprofeno, indometacina, naproxeno).
Advertências:
Em casos de ocorrência de sinais sugestivos de agranulocitose ou trombopenia, deve-se interromper o tratamento com Dipirona monoidratada imediatamente e realizar contagem de células sanguíneas (incluindo contagem diferencial de leucócitos). A interrupção do tratamento com Dipirona monoidratada não deve ser adiada até que os resultados dos testes laboratoriais estejam disponíveis.
Pacientes que apresentam reações anafilactoides à Dipirona monoidratada podem apresentar um risco especial para reações semelhantes a outros analgésicos