Celuas e suas organelas
Segundo Sônia Lopes e Sergio Rosso (2010), Matthias Schleiden e Theodor Schwan se concentraram na observação das plantas e animais. Em 1838 formulado por eles, surgiu à teoria celular, onde se explica que os seres vivos têm unidades morfológicas e funcionais. Todos os seres vivos são formados por células. Existindo uma exceção o vírus, eles dependem das células para se reproduzir, mas não são formadas por elas.
As células são separadas pelos envoltórios, que é a membrana plasmática (lipoproteica) constituída por fosfolipídios e proteínas, ela faz com que célula se individualize. As células proporcionam troca de substancias enquanto separam o interior da célula com o meio externo. Elas precisam eliminar resíduos e receber oxigênio e nutrientes para se manter viva e para isso precisa ocorrer a troca de substancias.
Segundo Ambis e Martho, todas as células possuem citoplasma, material genético e membrana plasmática, tanto as células eucariontes e procariontes. Na célula procariótica a molécula de DNA localiza-se na região do citoplasma, constituindo cromossomos bacterianos, onde geralmente estão presentes os plasmídeos, que são pequenas moléculas de DNA. Os ribossomos tem a função de sintetizar proteínas e é constituído por moléculas de proteínas e RNA. Nos ribossomos bacterianos esses agem especificamente esses antibióticos, bloqueando a síntese proteica, ocasionando a morte da bactéria. Nas células eucariontes essas substancias não agem nos ribossomos.
O reticulo endoplasmático liso e rugoso é constituído por bolsas membranosas achatadas e tubos. O RER adere para a superfície externa da sua membrana os ribossomos, seu transporte vai ate o complexo de golgi e faz a síntese de algumas proteínas que é sua principal função.O REL não contem ribossomos, modifica algumas substancias e sua principal função e a síntese de fosfolipídios, ácidos graxos e de esteroides.
Segundo Fabiana Crolina, Fillipi Timoteo, Tamyres Momi e