PERIODO BARROCO
O Barroco foi uma era que refletiu um certo declínio da Igreja Católica diante da Reforma Religiosa empreendida no século XVI.
Após seu surgimento na Roma católica, ela se dissemina fortemente pelo mundo, gerando uma série de variações nacionais.
Origens e Características do Barroco
O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. Esse período teve seu surgimento na Roma católica, no século XVII, porém se disseminou fortemente pelo mundo, gerando uma série de variações nacionais
Contexto histórico
Mesmo após o processo de reformas religiosas e com isso a perda de espaço e poder da Igreja Católica, o catolicismo ainda influenciava muito o cenário político, econômico e religioso na Europa. A arte barroca surge neste contexto e expressa todo o contraste deste período: a espiritualidade e teocentrismo da Idade Média com o racionalismo e antropocentrismo do Renascimento.
A palavra barroco tem um significado que representa bem as características deste estilo. Significa “pérola irregular" ou "pérola deformada" e representa de forma pejorativa a ideia de irregularidade.
O final do período barroco é chamado de rococó e possui algumas características peculiares. No rococó há a presença de curvas e muitos detalhes decorativos (conchas, flores, folhas, ramos).E os temas relacionados à mitologia grega e romana, além dos hábitos das cortes também aparecem com freqüência.
PERÍODO BARROCO NA ARTE EUROPEIA
Os artistas barrocos foram patrocinados pelos monarcas, burgueses e pelo clero. As obras de pintura e escultura deste período são rebuscadas, detalhistas e expressam as emoções da vida e do ser humano.
As obras dos artistas barrocos europeus valorizam as cores, as sombras e a luz, e representam os contrates. As imagens não são tão centralizadas quanto às renascentistas e aparecem de forma dinâmica, valorizando o movimento. Os temas principais