Período Barroco
O Barroco para a sociedade ocidental um período filosófico e estilístico da história que ocorreu desde meados do século XVI ao século XVIII, melhor dizendo vai de 1580 a 1756, tendo grande fervor religioso e passionalidade da Contra-Reforma (movimento criado no seio da Igreja Católica em resposta à Reforma Protestante iniciada com Lutero). A morte de Camões marcou o ano de 1580, sendo que o ano significativo também teve o fim da autonomia política de Portugal graças ao desaparecimento do rei na África, fazendo com que o sucessor Filipe II de Espanha anexasse o reino português aos domínios na União Ibérica.
Já no Brasil o período Barroco foi marcado pelas diretrizes da política de colonização e estabeleceram-se os engenhos na cana de açúcar na Bahia, em Salvador, transformando a capital do país em um núcleo populacional de grande importância. O Barroco brasileiro iniciou-se em 1601 terminando em 1768 com a introdução ao Neoclassicismo. Este período desenvolveu-se no século XVII onde o terror era provocado pela interrogação na tentativa de limitar manifestações culturais, pensamentos, impor austeridade.
Tem assumido diversas características e formas ao longo da historio, o Barroco interviu na arte, música, arquitetura, escultura, pintura, além da literatura que tinha como principal característica o culto exagerado da forma, uso de figuras de linguagem e, o conflito entre o celestial e o terreno. O movimento Barroco no Brasil surgiu em meio a diversos acontecimentos importantes da história como a mudança do comercio mundial, achamento das terras americanas, solidificação da inquisição e, do poder do Clero e o Absolutismo político.