Periodo Barroco completo
Este trabalho tem como tema “A arte barroca” e é realizado para a disciplina de Português, tendo a finalidade de fazer com que, procurando informação, eu me vá instruindo nesta matéria. Com ele pretendo conhecer melhor este estilo artístico.
Através da realização desta pesquisa tenho como objetivo reunir todos os elementos próprios do tema. Pela procura das características e dos principais vultos irei tentar estudar e conhecer melhor o barroco.
A noção que tenho de barroco é pequena e restringe-se a alguns pormenores. A busca de informação que realizarei ajudar-me-á a construir ideias concretas e a organizar os meus pontos de vista.
Irei procurar dados que me ajudem na Internet e em livros (escolares ou de arte).
Espero, com isto, aprender e conhecer bem melhor “O Barroco”.
Nascimento do Barroco
O nome “barroco” deriva da palavra espanhola barueco (que simbolizava uma pérola de forma irregular) e foi atribuído no final do século XVII a este estilo, contendo uma intenção pejorativa derivada ao fato de nessa altura este período ser ainda visto como a fase de decadência do Renascimento. Apenas nos inícios do século XX é que o barroco é devidamente reconhecido.
Este novo estilo artístico – o barroco – nasceu em Itália (Roma), a partir das experiências maneiristas de finais do século XVI e rapidamente se expandiu para outros países europeus, atingindo mais tarde as colónias espanholas e portuguesas da América Latina e da Ásia.
Ao contrário da simplicidade e serenidade do estilo renascentista, o barroco caracterizava-se pelo movimento, pelo dramatismo e pelo exagero. O barroco era uma arte espectacular e faustosa e, nas igrejas, atraía os fiéis, impressionando-os. Por isso foi denominado a arte da Contra-Reforma. No período da Reforma Católica desenvolveu-se a arte da talha na Península Ibérica, vindo a revelar-se uma das mais importantes expressões da Arte Barroca e um dos veículos privilegiados da transmissão dos princípios contra-reformistas.