Resumo, diciplina de pesquisa; pensamento claro Di Domenico e Cassetari
400 palavras
2 páginas
Aspecto social do conhecimento e a importância do pensamento claro na aquisição do conhecimento.O auto - conhecimento leva-nos a pensar sobre nossos anseios e comportamento, mais claramente. Fazer escolhas molda nossa vida e determina nossa maior ou menor felicidade.
O pensamento claro, reavaliador da situação pode fazer com que o indivíduo atue de maneira mais eficiente em suas relações sociais. Ajudar as pessoas exige do psicólogo maior auto-conhecimento a respeito do seu comportamento, porque ele vai lidar com pessoas que estarão fazendo suas escolhas a todos os momentos. As pessoas têm várias opiniões sobre diversas coisas. Formulação de ideias, opiniões e de conhecimento tem um aspecto social e histórico. Para um pensamento claro é preciso saber de onde nossas ideias tem origem, e olhar estas claramente para poder julgar se são razoáveis ou não. As fontes de influência do pensamento são a família, a religião, a escola, as amizades e os meios de comunicação. A família é a mediadora entre o indivíduo e a sociedade. A religião é uma instituição social, não se baseia nas necessidades físicas do homem nem no conhecimento científico e que unem todas as pessoas que as adotam em uma comunidade moral única. A socialização também é finalidade da escola com padrões de comportamento e valores sociais por mediação de veículos sociais exclusivos à escola. A amizade possibilita o individuo a variar o comportamento relacionados à: influência, identificação, imitação, agressão, percepção social e sentimento. Meios de comunicação procuram informar e noticiar, embora muitas coisas que acontecem são omitidas pela necessidade e assim a chegada da informação pode ser parcialmente verídica e influenciar nosssos pensamentos à vontade do editor.
Obstáculos ao pensamento claro
Fato é qualquer coisa que existe na realidade, opinião é aquilo que alguém acha ou pensa ser verdade. Opiniões só podem ser formadas a partir do estudo dos fatos. Rumores são histórias passadas de pessoa