Perigos da Internet - Artigo de Opinião
Existem milhões de pessoas no mundo todo conectadas à "web", especificamente, às redes sociais. Sendo este um espaço virtual em que por definição - o contato físico não existe, e tratando-se de uma área onde pessoas se mostram não ser o que realmente são, todo cuidado é pouco. E não basta ver o avanço das tecnologias apenas como benefício, e sim pensar que há outro lado problemas sérios do uso da internet que é uma mazela presente entre os jovens, crianças e estudantes. Se a prevenção não é suficiente - e penso que se começa a perceber que não - logo, é urgente que cuide de sua utilização.
Dentre os perigos da internet, existem vários, mas devo alarmar sobre os problemas mais preocupantes que os futuros cidadãos - crianças, estudantes(jovens e adultos) e adolescentes - da sociedade que utiliza esse meio tecnológico. Sobre as crianças, por exemplo, sua mazela está presente no fato em que dentro da internet, nas redes sociais, estão sujeitos a sofrer de um dos casos mais preocupantes, a pedofilia; devido seres tão jovens, inocentes e desprovidos de ver a maldade nos outros, acabam por se iludir por um ser de má índole do outro lado da tela e que pode trazer engodar o usuário e trazer consequências tanto para ele, quanto à família. Deve-se tomar cuidado, principalmente os pais, perante o uso da criança, pois esse perigo é uma das maiores no mundo, e no Brasil.
Como se não bastasse, o perigo da internet está presente também em seus usuários, os adolescentes que utilizam de má índole, difamando pessoas, criando mentiras, destruindo vidas através da imagem passada pelas rede sociais na "web". Em 2010 saiu o excelente e fascinante livro de Nicholas Carr "The Shallows – what the Internet is doing to our brains", que causou um grande impacto no mundo todo, que explica exatamente o que a mente do jovem sofre a tomar tais atitudes, algo inaceitável, devido a consciência destes. Tampouco esses utilizadores, eles também são