influencia da midia sobre o tribunal do juri
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS-CCSA
CURSO: DIREITO DISCIPLINA: PORTUGUÊS JURÍDICO
ALUNO: PEDRO ERNESTO BARBOSA BRAGA
PROFESSORA: LUIZA DE MARILAC UCHOA
ANALISE DE UM ARTIGO JURÍDICO SOBRE A ÓTICA DA COESÃO E COERÊNCIA
06/07/2012
Influência da mídia sobre o Tribunal do Júri
29/maio/2012
Um dos princípios básicos da Administração Pública é o da publicidade de seus atos processuais e nesta seara os meios de comunicação assumem papel de suma importância, quando os mesmos veem a decodificar o linguajar técnico-jurídico do mundo jurídico para os tecnicamente chamados de leigos.
Por Douglas Aragão Santana
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho irá tratar da influência que a mídia exerce sobre o direito brasileiro com enfoque principal a influência que a mesma desempenha em relação à área penal do Tribunal do Júri. Em nossa Carta Magna é transcrito através de seu art. 5º, XXXVIII, alínea do reconhecimento à instituição do Tribunal do Júri para o Julgamento de crimes dolosos contra a vida, estipulados pelo art. 74, § 1º como sendo os crimes de Homicídio; Instigação, induzimento, auxílio ao suicídio; Infanticídio e o Aborto.
Percebe-se então que os devidos crimes trazidos são carregados de forte clamor social, onde a repercussão pode chegar a patamares alarmantes, onde a sociedade então começa a buscar por responsáveis, razões e fatos que expliquem o delito.
A mídia aproveitando-se da situação existente e do mundo que lhe é oferecido, uma vez que estamos numa época onde milhões de informações nos são jogadas pelos diversos meios de comunicação que existem, por exemplo, internet, radio, jornal, televisão, onde então a sociedade que busca respostas constantemente para os acontecimentos, é recheada por esses meios de comunicação, de maneira que, devido a concorrência existente, as informações chegam em sua grande maioria sem uma devida “filtração”, repleta de enganações e fatores