Pericia
Necessidade e relevância do estudo teórico
Para que um laudo seja dotado de cunho relevante e teórico é de suma importância que o perito tenha certo conhecimento sobre a teoria contábil, ou seja, em diversas vezes será necessário utilizar de métodos contábeis para argumentar, justificar e sustentar seus laudos e respostas. Caso haja deficiência de conhecimento teórico por parte do perito seu trabalho produzirá conceitos e conclusões errôneas não indicando a realidade dos fatos.
Deverá sempre utilizar de justificativas a cerca dos critérios que foram utilizados, uma vez que para se chegar as provas, necessitará de explicações que comprovem os fatos ocorridos, os quais, induziram a determinar possíveis valores.
Percebemos, portanto que, as opiniões técnicas poderão ser contestadas facilmente por não terem embasamento científico e emitirem apenas uma opinião subjetiva que poderá estar dotadas de erros ou falhas.
Vimos então, que para se chegar aos argumentos teóricos com base na contabilidade, necessita-se de uma formação acadêmica que estimule o hábito de pensar. Portanto o perito em sua formação não se deve limitar a teorias e sim dar continuidade aos estudos, focando em boa leitura, bem como em participações em eventos e curso de pós graduação, que consequentemente contribuirão em muito para ter uma grande carreira como perito.
Os princípios da pericia já estudados no passado não será inútil quando aplicados nas técnicas periciais utilizados atualmente, pois muitos erros e dificuldades que são encontrados no dia-a-dia do perito provavelmente já foram discutidos anteriormente, sendo assim, os saberes já conquistados irão contribuir de forma positiva para o aprimoramento do conhecimento até então.
Esta introdução ao passado deve-se ao fato de percebermos como a contabilidade deixou de ser meramente uma ferramenta útil sendo estudada mais profundamente com a decorrência do aumento das riquezas das empresas