Pericia Contabil
Ciências Contábeis
JOSIEL GALDINO
TAÍS G. DA MOTA
ALGUMAS APLICAÇÕES DA PERÍCIA CONTÁBIL
Jaboatão dos Guararapes - PE
2013
JOSIEL GALDINO
TAÍS G. DA MOTA
ALGUMAS APLICAÇÕES DA PERÍCIA CONTÁBIL
Jaboatão dos Guararapes - PE
2013
INTRODUÇÃO
Entre as várias aplicações das tecnologias contábeis, está a Perícia – função que vem atraindo cada vez mais a atenção dos profissionais de contabilidade e, portanto será o tema que buscaremos estudar em nossa pesquisa. O termo perícia vem do latim peritia, e tem como significado Conhecimento, bem como Experiência. Ou seja, conhecimento adquirido através da experiência. Percebe- se que são muito antigas as manifestações de verificação da verdade de um fato, encontradas desde o inicio da civilização entre os homens primitivos, quando o líder desempenhava o papel de juiz, de legislador e executor ao mesmo tempo. Há registros na Índia do surgimento do árbitro, pessoa que desempenhava o papel de juiz e perito. Observam-se também indícios da pericia nos antigos registros da Grécia e do Egito com o início das instituições jurídicas. A figura do perito, ainda que associada a árbitro, só vem a ser definida no Direito Romano Primitivo, no qual o laudo do período constitua-se na própria sentença. Apenas após a Idade Média, é que a figura de perito desvincula-se da do árbitro.
Segundo a Norma Brasileira de Contabilidade, a perícia contábil é o conjunto de procedimentos técnicos, que tem por objetivo a emissão de laudo sobre as questões contábeis, mediante exame, vistoria, indagação, investigação, arbitramento ou certificado.
A perícia é um instrumento de verificação de fatos ligados ao patrimônio de uma entidade física ou jurídica que visa oferecer uma opinião especializada mediante questão proposta. Podemos afirmar que a pericia tem dois objetivos principais: levantar elementos de prova e fornecer subsídios para emissão de um