projecto instalação eléctrica de uma vivenda
2012/2013
Trabalho 1
Trabalho 1
Objectivo
Este trabalho visa a elaboração do projecto da instalação eléctrica de uma vivenda com tipologia T5, dois pisos, com anexos para garagem e arrumos. Portanto, neste trabalho o objectivo principal resume-se na elaboração e desenvolvimento dos seguintes aspectos:
Dimensionamento dos quadros (nº. de quadros, circuitos por quadro, protecção dos circuitos e secção dos circuitos);
Elaboração do esquema de distribuição de energia desde a rede de distribuição até aos quadros parciais; Indicação da potência total para a qual ficará preparada esta instalação.
Desenvolvimento
Começamos este projecto por analisar a distribuição dos quadros parciais e dos vários circuitos por quadro. É importante notar que neste projecto cada circuito, destinado tanto à iluminação como às tomadas, não deve alimentar mais do que 8 pontos de utilização.
Vamos nesta fase apresentar o número de pontos de iluminação e de tomadas a utilizar em toda a estrutura. Estes dados constituem a Tabela 1 apresentada a seguir.
Pontos de Iluminação e tomadas a utilizar em cada divisão
Projecto de Instalações Eléctricas
2012/2013
Trabalho 1
Tabela 1
Método de instalação de canalização escolhido
Recorrendo ao quadro 52-H das “Regras técnicas das instalações eléctricas de baixa tensão”, verificamos que o tipo de canalização que mais se adequa ao nosso projecto são os condutores isolados em condutores circulares (tubos) embebidos nos elementos da construção, em alvenaria (tipo B-5).
Para a escolha do tipo de cabo a utilizar recorremos ao Anexo IIA das RTIEBT, sendo que o tipo de cabo escolhido foi o H07V-R.
Secções e protecções dos circuitos
Para a determinação da secção mínima dos circuitos a utilizar e dos respectivos disjuntores, recorrendo às regras técnicas consideramos em geral os seguintes dados:
Iluminação: o Secção dos condutores: 1.5 mm2 o Intensidade estipulada dos