frequencia respiratória
Sabe-se que respiração é um mecanismo fisiologico de troca de gases entre a atmosfera e o sangue e entre o sangue e a células. A troca destes gases ocorre quando o ar chega aos alvéolos, parte funcional do pulmão.
A frequência respiratória é verificada através da observação da movimentação torácica e pela contagem de ciclos respiratórios, ou seja, pelo número de inspiração e expiração por minuto. Inspiração é um processo ativo, onde os músculos inspiratórios se retraem, dando volume intrarácico aumentando á medida que os pumões são puxados se espandindo. Na expiração ocorre um processo passivo, que permite o recolhimento pulmonar natural deixando o ar flui para fora enquanto os músculos se relaxam.
A frenquência respiratória pode variar em amplos limites principalmente em função da idade. Em repouso, a frequência respiratoria normal em:
- Recém-nascidos: 44 respirações por minuto.
- Bebês: 20 a 40 respirações por minuto.
- Adultos: 14 a 18 batimentos por minuto.
- Idosos: 19 a 26 batimentos por minuto. Além do fator da idade existem diversos fatores que podem afetar a frequência respiratoria, entre eles:
- Medicamentos: podendo diminuir a frequência e a profundidade da respiração ou até mesmo, ser usados para dilatar os bronquiolos, alterando a capacidade de mover o ar dentro dos pulmões.
- Extresse: podem mudar o padrão respiratório, pois ele aumenta a frequência e a profundidade das respirações.
- Exercicios: Pois ele aumenta a necessidade de absorção de oxigenio. Com isso o corpo aumenta a frequência e a profundidade das respiraçôes.
- Posição corporal: dependendo da postura da pessoa, pode se prejudicar a troca de gases aumentanto a frequência e a profundidade da respiração.
A sua variação é determinada pela frequência respiratoria, profundidade e pelo som da respiração, por este motivo, a importancia de saber avaliar as caracteristicas da respiração e saber determinar o significado das alterções. A