Climatizacao
Condições Técnicas de Execução
Série MATERIAIS
Versão provisória
(não revista)
joão guerra martins
)
Materiais de construção – Climatização
1. Introdução
Os
equipamentos
térmicos
baseiam-se
na
recuperação
de
calor
de
escoamentos de exaustão, tais como ar de ventilação em edifícios ou o ar húmido de secadores. O princípio tem como objectivo tirar o máximo partido das diferenças de temperatura entre os escoamentos à entrada e à saída, usando o mínimo material ou energia de ventilação possível.
Nas novas construções, alterações e/ou projectos de remodelação visam , comparativamente a habitações antigas, espaços mais estanques. Hoje em dia, este tipo de habitação corta a perda de calor total em 25 a 50%. A casa impermeável é mais confortável, mais rigorosa a nível de construção e mais barata, no que diz respeito à energia, pois o calor mantém-se mais tempo dentro da casa, sendo melhor aproveitado.
No entanto, estas construções sugerem a utilização de ventiladores mecânicos para manter o ar fresco e evitar o desenvolvimento de poluentes no ar interior (CO2, formaldeído e VOC's constituintes dos materiais de construção).
Os produtos de combustão de caldeiras, motores térmicos e fornos são gases dos quais é muitas vezes recuperada energia. Existem inúmeros tipos, mas todos se baseiam em tubos ou placas para a transferência de calor dos gases de escape para o ar à entrada, mantendo os dois fluxos separados, evitando a sua mistura.
O Permutador de calor é um aparelho que se destina a aumentar ou diminuir a temperatura de um fluido ou a provocar uma mudança de fase. Essa variação de temperatura ou mudança de fase é conseguida à custa de permuta de energia, sob a forma de calor, entre dois ou mais fluidos.
A utilização de energia térmica impõe o recurso a permutadores de calor. Cerca de 90% da energia primária nas sociedades industriais é obtida por via térmica. Assim, o permutador é um órgão de utilização muito generalizada. O seu uso vai desde
as