Pericia contabil
SUMÁRIO.
Introdução
1 Breve Histórico
2 Conceituação
3 Tipos de Perícia 3.1 Perícia Judicial 3.2 Perícia Contábil Judicial 3.3 Perícia Semi Judicial 3.4 Perícia Extra Judicial 3.5 Perícia Arbitral
4 Objetivos da Perícia Contábil
5 Prova Pericial
6 Utilização de Trabalho de Especialista
7 Laudo Pericial
8 Parecer `Pericial Contábil
9 Perito Contador 9.1 Saber Técnico Científico 9.2 Vivência Profissional 9.3 Perspicácia e Sagacidade 9.4 Índole Criativa e Intuitiva
10 Impedimento
11 Honorários 11.1 Em Processo Judicial 11.2 Em Inquérito Policial 11.3 Em Comissões Parlamentares de Inquérito 11.4 Em Juízo Arbitral
12 Sigilo
13 Responsabilidade do Perito
14 Ética e a Perícia
Considerações Finais
INTRODUÇÃO.
Seja pela globalização da economia, seja dos mercados, a necessidade do conhecimento do profissional para o século XXI, ajustou a visão distorcida do especialista puro, exigindo que o homem tenha conhecimentos sobre todas as áreas que afetam sua especialidade.
Neste sentido, a Contabilidade, sendo uma ciência social, requer do Contador conhecimentos gerais – diferente da expressão conhecimento profundo – de todas as ciências que se inter-relacionam, traduzindo-se em necessário domínio da matemática, especialmente a financeira, de noções de economia, direito, lógica e outras.
O Contador deve fazer parte desse mundo novo, pesquisando, atualizando-se e sendo competente e ético com seus clientes na sociedade em geral.
1 BREVE HISTÓRICO.
Observam-se indícios de perícia desde o inicio da civilização, entre os homens primitivos, quando o líder desempenhava todos os papeis : de juiz, de legislador e executor.
Há registros, na Índia, do surgimento do árbitro eleito pelas partes, que desempenhava o papel de perito e juiz ao mesmo tempo.
Também há vestígios de Perícia nos antigos registros da Grécia e do