Pericardite e Endocardite
Podemos descrevê-lo como:
Forma de cone;
Tamanho do punho fechado;
Cerca de 12 cm de comprimento;
9 cm de largura em sua parte mais ampla;
6 cm de espessura
Sua massa é, em média, de 250g nas mulheres adultas e 300g nos homens adultos
CAMADAS DA PAREDE CARDÍACA
PERICÁRIO: É a membrana que reveste e protege o coração. Ele restringe o coração à sua posição no mediastino, embora permita suficiente liberdade de movimentação para contrações vigorosas e rápidas. O Pericárdio consiste em duas partes principais: Pericárdio Fibroso e Pericárdio Seroso.
O Pericárdio tem como função manter o coração em sua posição fisiológica, impedir que ele se encha de sangue além de sua capacidade e de ser uma barreira contra infecções.
MIOCÁRDIO: É a camada média e a mais
espessa do coração. É composto de músculo estriado cardíaco. É esse tipo de músculo que permite que o coração se contraia e, portanto, impulsione sangue, ou o force para o interior dos vasos sangüíneos.
ENDOCÁRDIO: É a camada mais interna do
coração. É uma fina camada de tecido composto por epitélio pavimentoso simples sobre uma camada de tecido conjuntivo. A superfície lisa e brilhante permite que o sangue corra facilmente sobre ela. O endocárdio também reveste as valvas e é contínuo com o revestimento dos vasos sangüíneos que entram e saem do coração.
Pericardite é a inflamação do Pericárdio.
Existem 2 tipos de Pericardite, a aguda e a crônica. A Pericardite aguda caracteriza-se pela inflamação do Pericárdio de forma repentina, que dura em média de uma a duas semanas.
Na Pericardite crônica, a inflamação apresenta um início gradual e persiste durante um longo período, podendo ocorrer um acumulo lento de líquido no pericárdio.
Muitas vezes não se consegue determinar a causa da Pericardite e ela então é chamada de Pericardite