Estudante
Resenha: Os filmes originais de Frank Gilbreth
Os filmes de Frank Gilbreth consistem na compilação de alguns dos registros originais de seus experimentos no campo da eficiência industrial. Foram filmados pelo próprio Gilbreth com uma câmera 35mm, retratando alternativas de melhoria no processo de realização de tarefas em diversas áreas como fábricas, escritórios, esportes, tropas militares e até mesmo hospitais.
O cronômetro é uma presença constante nos pequenos filmes, pois Gilbreth buscava medir com exatidão o tempo na realização dos processos. Os seus chamados “estudos de movimento” tem início em seu trabalho como empreiteiro na construção civil, onde ele notou uma série de movimentos desnecessários no processo de empilhamento dos tijolos. Quando estes movimentos são evitados, observa-se o dobro na produção em um mesmo espaço de tempo.
No entanto, Gilbreth não se limitou à construção civil, e expandiu seus estudos a outras situações, como o furo de cartões em um escritório, ou o polimento de sabonetes, ou a embalagem dos mesmos, a montagem de peças ou em uma cirurgia. Em todos esses casos, Frank usa de sua experiência para propor métodos que simplifiquem o trabalho, diminuindo o tempo.
No exemplo da montagem de uma peça complexa, ele sugere a montagem de um pacote no qual as peças estejam em ordem, facilitando o trabalho, porém com o requerimento de um novo profissional que montasse os pacotes. Um raciocínio semelhante, e considerado pioneiro, foi aplicado no caso do procedimento cirúrgico ao se designar a função de cada médico e enfermeiro sendo um deles responsável pelo fornecimento dos instrumentos na ordem requisitada.
Além do aumento da produtividade em relação ao tempo, nota-se em alguns fragmentos, a preocupação com o descanso e a saúde do trabalhador, uma característica importante nas ideias de Gilbreth e que as diferenciam das de Taylor. Isto pode ser notado em diversos excertos, como no exemplo do polimento de