Perguntas e respostas sobre o período colonial
Como eram administradas as vilas? Eram administradas por Câmaras Municipais com base nas leis portuguesas.Só podiam votar os “homens bons” – grandes proprietários de terras e de escravos e pelos comerciantes.
Como eram compostas as câmaras municipais? 1 juiz ordinário, 1 procurador, 1 tesoureiro, 3 ou 5 vereadores e 1 ou 2 almotacés (responsável pelo abastecimento)
Quais a função das câmaras municipais? Zelar pela administração urbana e rural, arrecadar impostos, realizar benfeitorias e cuidar d o abastecimento.
Onde a cana-de-açúcar se desenvolveu? No início foi tentado plantar em São Vicente, porém o solo e o clima não era bons. No nordeste mais precisamente na Zona da Mata foi onde mais se desenvolveu.
Porque os portugueses escolheram a cana-de-açúcar? Porque era muito procurada e caro na Europa; porque já tinham experiência em produzir e comercializar; porque se adaptou bem ao clima e solo do nordeste.
Quem eram os donos do engenho de açúcar? O senhor do engenho que se tornou a pessoa mais rica do Brasil.
Qual era a mão-de-obra nos engenhos? Os índios e depois os negros sempre escravizados.
O que eram as capitanias hereditárias? Em 1534, o Brasil foi dividido em 15 lotes e entregue a 12 donatários
Porque foram criadas? Para evitar despesas reais com a colonização; ampliar o povoamento; intensificar a produção e a exploração de riquezas; proteger o litoral contra invasões.
O que era a Carta de Doação? Documento entregue pelo Rei aos donatários da terra para a posse da capitania.
O que era a Carta Foral? Estabelecia os direitos e deveres dos donatários. O Rei podia monopolizar as riquezas das colônias e arrecadar impostos. O donatário podia escravizar índios, legislar na sua capitania e doar sesmarias (pedaços de