Bursite
Este trabalho possui como objetivo central, relatar a doença bursite, enfatizando algumas questões e tópicos importantes, como por exemplo, o conceito da doença que ajuda a entender melhor seus sintomas, o agente causador que leva a melhor compreensão das causas da doença, sem contar que saber a respeito de como é feito o diagnóstico e o tratamento também é relevante, além de perceber, que a prevenção deve ser levada em consideração, pois se consegue evitar a manifestação da doença.
2 DEFINIÇÃO DE BURSITE
Antes de qualquer definição de bursite é necessário explicar o conceito de Bursa, que é como se fosse uma bolsa pequena que contém líquido sinovial possuindo a função de proteção aos tecidos ao redor de algumas articulações, impedindo ou reduzindo a pressão entre os ossos e os tecidos mais moles, como os músculos por exemplo.
A bursite nada mais é do que a inflamação da Bursa, deixando a parede dessa bolsa mais grossa e repleta de líquido, que no caso é produzido em maior quantidade, causando inchaço na região afetada. Esta inflamação aparece de forma repentina causando dor, que pode ser sentida ao tocar ou remover o local afetado.
Há dois tipos de bursite, a aguda e a crônica, onde é caracterizada por dor na zona afetada, tornando-a avermelhada e possível de se sentir calor ao tocá-la, e a outra pode ser resultado de ataques anteriores de bursite aguda ou lesões repetidas.
3 AGENTE CAUSADOR
A doença bursite acomete regiões como dedo, punhos, antebraços, cotovelos, braços, ombros, dorso e membros inferiores. Não é considerada genética, acontece devido uma junção de fatores como o uso excessivo das articulações, movimentos repetitivos, lesões por esforço, infecções, traumatismos, artrite, que é a inflamação das articulações e gota que seria o deposito de ácido úrico nas articulações.
4 SINTOMAS
Entre os sintomas estão, dor no local afetado ao se movimentar, tocar ou até mesmo que pode ser sentida quando em repouso, outro sintoma