questoes e estudo de historia
“Podemos dar conta boa e certa que em quarenta anos, pela tirania e ações diabólicas dos espanhóis, morreram injustamente mais de doze milhões de pessoas..." (Bartolomé de Las Casas, 1474 - 1566) “A espada, a cruz e a fome iam dizimando a família selvagem." (Pablo Neruda, 1904 - 1973)
As duas frases lidas colocam como causa da dizimação das populações indígenas a ação violenta dos espanhóis durante a Conquista da América. Pesquisas históricas recentes apontam outra causa, além da já indicada, que foi:
A série de doenças trazidas pelos espanhóis, como varíola, tifo e gripe, para as quais as populações indígenas não possuíam anticorpos.
Comentário: A conquista europeia na América afetou os ameríndios em vários aspectos, como a grande redução populacional, o rompimento das tradições indígenas e a morte das atividades culturais e econômicas.
Os europeus, além de dizimarem de forma direta com ataques bélicos, provocaram a morte de milhares de índios através da contaminação destas populações com novas doenças, como a varíola, a peste, o sarampo, a gripe, para as quais os índios não tinham defesa.
Questão 1
(FUVEST) No século XVI, a conquista e ocupação da América pelos espanhóis:
(A) desestimulou a economia da metrópole e conduziu ao fim do monopólio de comércio.
(b) contribuiu para o crescimento demográfico da população indígena, concentrada nas áreas de mineração.
(c) eliminou a participação do Estado nos lucros obtidos e beneficiou exclusivamente a iniciativa privada.
(d) dizimou a população indígena e destruiu as estruturas agrárias anteriores à conquista.
(E) impôs o domínio político e econômico dos criollos.
Resposta
Letra d. A colonização espanhola foi caracterizada pela grande violência contras as populações indígenas e pela instauração de métodos de organização agrária distintos dos que eram praticados pelas populações nativas. O Estado obteve grandes lucros com a economia mercantil, estimulando a economia