Rx: como funciona essa máquina
Roentgen colocou vários objetos entre o tubo e a tela e ela ainda brilhava. Finalmente, ele colocou sua mão na frente do tubo e viu a silhueta de seus ossos projetada na tela fluorescente. Assim ele acabava de descobrir os raios X e uma de suas aplicações mais importantes.
A extraordinária descoberta de Roentgen possibilitou um dos maiores avanços na história humana. A tecnologia dos raios X permite que os médicos vejam através dos tecidos humanos e examinem, com extrema facilidade, ossos quebrados, cavidades e objetos que foram engolidos. Procedimentos com raios X modificados podem ser usados para examinar tecidos mais moles, como os pulmões, os vasos sangüíneos ou os intestinos.
Neste trabalho, será descrito como as máquinas de raios X conseguem fazer este truque incrível e com o processo básico na verdade muito simples.
Esse trabalho tem como objetivo apresentar as origens e as principais aplicações dos raios‐X.
A DESCOBERTA DO RX
De acordo com publicações, Nikola Tesla (1856‐1943) foi o primeiro a estudar raios‐X. Este fato não é muito divulgado, pois seu laboratório e anotações foram destruídos em um grande incêndio. Foi Wilhelm Konrad Röntgen (1845‐1923) quem descobriu e batizou os Raios‐X, além de fazer a primeira radiografia da história. Isto ocorreu quando Röntgen estudava o fenômeno