Ginástica na educação infantil
Conteúdo: Ginástica
Empolgante e gratificante é como posso definir o trabalho com esse conteúdo. Nas séries iniciais a participação é total, sendo justamente onde o desenvolver desse conteúdo torna-se importante, pois o desenvolvimento infantil está a todo vapor. No entanto nas séries finais do Ensino Fundamental, onde as escolhas e opiniões começam a ser expressas, sempre teremos alunos que não se identificam e ficam menos empolgados. E devemos respeitar a individualidade ao mesmo tempo em que se motiva e incentiva.
Obviamente que formar atletas de auto-nível não é o objetivo, mas sim proporcionar a experimentação de diversas possibilidades corporais e a oportunidade de conhecer a ginástica como elemento histórico e mutante, pois ao longo da história foi se adaptando ás tendências sociais.
Em seguida vou postar minha forma de trabalhar com ginástica escolar. Embora em escola pública os recursos materiais sejam poucos, com algumas adaptações pode-se realizar um trabalho de qualidade.
Mas Como trabalhar Ginástica na Educação Infantil?
A modalidade de ensino onde comecei minha carreira como professora e pela qual expresso maior admiração. Foram eles, meus primeiros alunos do antigo pré-escolar que me ajudaram na minha busca pela formaçãoem Educação Física. Foi estudando sobre o quanto o movimento era importante para o desenvolvimento deles que percebi que deveria continuar estudando.
Portanto:
A combinação, música e movimento é sempre bem aceita pelas crianças. A utilização de músicas infantis ou até mesmo da rainha dos baixinhos, com objetivos pré-estabelecidos é sucesso na certa. Sem dúvida todos os volumes do XSPB foram sem dúvida os melhores trabalhos da Xuxa, além de outros autores.
Os movimentos dos Animais são pra eles empolgantes e uma ginástica natural adaptada a Educação Infantil é certamente eficaz.
Acalmar para depois iniciar a atividade. Como eles são pura energia é preciso que eles estejam calmos para entender