Perguntas E Respostas Para O Paciente Pdf
Todo açúcar contido nos alimentos que comemos, após a digestão, é transportado do sangue para os vários órgãos pela ação do hormônio insulina. Esse açúcar que chamaremos de glicose deve sair do sangue e entrar nas células musculares, hepáticas adiposas, etc para servir de energia paras as atividades do nosso organismo. O transportador da glicose é a insulina, a diminuição ou falta de produção da insulina, assim como a resistência de algumas células do nosso organismo em utilizar esse açúcar transportado, geram o Diabetes. Portanto o diabetes é o aumento do açúcar no sangue decorrente de: produção deficiente do hormônio insulina pela pâncreas e/ou defeito na ação da insulina.
Quais são os tipos de diabetes?
Os tipos mais comuns são:
- Diabetes do tipo 1: Ausência total da produção de insulina (morte das células beta do pâncreas).
- Diabetes do tipo 2: Deficiência na produção de insulina pelas células betas do pâncreas e ação diminuída da insulina nos tecidos do organismo(resistência a ação da insulina).
- Diabetes Gestacional: Ocorre na mulher ainda não diabética durante a gestação.
Como é realizado o diagnóstico de diabetes?
1-Glicemias ao acaso maior ou igual a 200 mg/dL (qualquer hora do dia, independente da hora da última refeição). Havendo os sintomas: perda inexplicável de peso, beber muito líquido, urinar muito.
2-Glicemia de jejum maior ou igual a 126 mg/dL (8 horas de jejum). O resultado precisa ser confirmado pela repetição do teste em outro dia.
3-Glicemia 2 horas após teste de tolerância à glicose maior ou igual a 200 mg/dL. O resultado precisa ser confirmado pela repetição do teste em outro dia.
Quais são os sintomas do Diabetes?
Perda inexplicável de peso, beber muito líquido, urinar muito, turvação da visão, fraqueza e desânimo. No diabetes do tipo 2 o paciente pode não apresentar sintomas e o diagnóstico aparecer durante exames laboratoriais de rotina.
Qual é o tratamento?
Diabetes do tipo 1: Mudanças no estilo de vida