DROGAS DE ABUSO: FARMACOLOGIA DAS SUBSTÂNCIAS E SEUS EFEITOS NO ORGANISMO

2809 palavras 12 páginas
INTRODUÇÃO
O consumo de drogas lícitas e ilícitas e principalmente o uso incorreto de medicamentos têm sido um problema mundial recorrente, que atinge todos os setores da sociedade. Com seus altos índices de mortalidade e de morbidade, é a principal causa de mortes evitáveis em países como Estados Unidos. (MADRAS, B.; KUHAR, M., 2013).
Quando se fala sobre drogas e seus perigos, muitos mencionam cocaína, maconha, LSD e outras que não sejam liberadas na maioria dos países, mas se esquecem de que abuso de substâncias mais comuns de serem consumidas, como bebida alcoólica e principalmente medicamentos, seja por dosagens erradas ou por interações contraindicadas, estão entre as principais causas de intoxicação.
Seja por curiosidade, influência, depressão ou simplesmente por uso recreativo sem motivo aparente, estudos apontam que a primeira droga a ser experimentada por grande parte dos jovens é o álcool, e este lidera pesquisas científicas pelo mundo como sendo a mais danosa dentre todas as drogas usadas.
Com a intenção de aprofundar o assunto e melhor compreender os riscos que envolvem o uso e abuso de substâncias, principalmente quando envolvem medicamentos psicotrópicos, este trabalho se propõe a mostrar informações relevantes seguindo a metodologia científica para atingir efetivamente os objetivos de forma clara e concisa.
2 ASPECTOS GERAIS
As principais drogas descobertas cabem genericamente na ideia de narcótico: palavra grega que significa coisa capaz de adormecer e sedar.
O campo que um grego chamaria de narcótico se divide hoje em vários grupos, tais como: 1) ópio e opiláceos naturais ou seminaturais; 2) sucedâneos sintéticos; 3) tranquilizantes maiores ou neurológicos; 4) tranquilizantes menores; 5) hipnóticos ou soníferos; 6) grandes narcóticos ou anestésicos gerais; 7) bebidas alcoólicas. (ESCOHOTADO, 1997.).
Para Escohotado (1997, p. 45), o que essas drogas têm em comum é que todas as drogas apaziguadoras são aditivas, e que quando

Relacionados

  • Apostila
    116110 palavras | 465 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas