perguntas sociologia
Para os pioneiros da educação nenhum problema seria maior e mais grave do que a problema da educação. Nem mesmo a economia poderia sobrelevar-se, e mesmo que o país dependesse dela, ela dependia, em sua base, da própria educação, que seria considerada como primordial e fundamental em uma sociedade e para o desenvolvimento da mesma. Além disso, para eles, o aparelho educacional estava desorganizado e fragmentado uma vez que ainda não se tinha criado um sistema escolar que atendesse as necessidades do país.
2) Quais as criticas feitas pelos pioneiros acerca das reformas educacionais ocorridas antes de 1930?
Eles diziam que a reformas ocorridas anteriormente eram incompletas, parciais, lançadas sem solidez econômica. Os pioneiros da educação também criticaram os métodos de educação rotineiros, programas que se fixavam em quadros de segregação sociais já encerrados e o distanciamento da escola em relação ao meio.
3) Diga quais as finalidades da educação para os pioneiros da educação nova.
A educação varia de uma “concepção de vida”, que é determinada a partir do que as classes sociais consideram. A partir disso, para os pioneiros, a educação teria como finalidade, após todo o individuo ser educado ate onde suas aptidões naturais permitam, uma feição mais humana, função social para formar uma hierarquia social e para integrar o individuo de acordo a concepção de mundo da época.
4) Para os autores do manifesto quais os valores mutáveis e os valores permanentes da educação?
Os valores mutáveis seriam o trabalho, a solidariedade social e a cooperação. Os valores permanentes eram aqueles que através da consciência social ajudavam a compreender as necessidades de um individuo, enobreciam e fortificavam a vontade dando valor a vida humana.
5) Qual a posição defendida pelos pioneiros em relação a participação do estado na educação?
A